PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO
 
(2024-Atual) Diretório Leopoldo de Meis (DLDM): sistema de apoio à avaliação institucional da pós-graduação brasileira (UFPA)
Descrição: O Diretório Leopoldo de Meis (DLDM) foi idealizado e criado pela coordenadora do presente projeto no período do seu Pós-Doutorado na UFRGS e na UFRJ, e contou a colaboração de professores e discentes da instituição. O processo de idealização e de desenvolvimento foi documentado e registrado por meio das seguintes publicações: SANTOS et al. 2022 e SANTOS et al., 2022a). No artigo Santos et al. 2022 são documentados todos os processos e vantagens em utilizar o DLDM. Objetivo central do DLDM é contribuir para a avaliação interna e externa dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) brasileiros. Trata-se de um Diretório de dados que pode subsidiar os coordenadores dos PPGs no preenchimento da Plataforma Sucupira e na Avaliação Institucional/Autoavaliação. Sistemas que facilitam o gerenciamento de informações para a autoavaliação e para o preenchimento da Plataforma Sucupira são essenciais para garantir que os coordenadores e a comunidade científica tenham informações relevantes que possam direcionar ações com vistas à melhoria da PG.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ediane Maria Gheno - Coordenador / Diogo Onofre Souza - Integrante / Rene Faustino Gabriel Junior - Integrante / Jacqueline Leta - Integrante / Telma Socorro Silva Sobrinho - Integrante / Maurila Bentes de Mello e Silva - Integrante / Maria Raimunda de Sousa Sampaio - Integrante.
 
(2022-Atual) Indicadores de Autoavaliação sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica da UFRGS (UFRGS)
Descrição: O problema central da presente pesquisa é avaliar quais são as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para a produção de conhecimento científico, para formação qualificada e para a inserção de discentes e egressos no mercado de trabalho. Objetivos: Para isso, busca-se: 1) analisar o perfil, a situação socioeconômica e a atuação profissional dos discentes ativos (matriculados) e dos mestres e doutores titulados (egressos)- PESQUISA COM SERES HUMANOS e 2) analisar o desempenho dos docentes em relação à produção e as atividades científicas-PESQUISA COM DADOS BIBLIOGRÁFICOS. A pesquisa corresponde ao período de 2007 a 2024. Coleta de dados: Para o objetivo 1, que envolve pesquisa com seres humanos, a coleta de dados dar-se-á por meio de questionário eletrônico (Google Forms). Por isso, para este objetivo, solicita-se a avaliação e aprovação do Comitê de Ética. Para o objetivo 2, a coleta de dados dar-se-á por meio de pesquisa documental/dados bibliográficos, coletados via Currículo Lattes dos docentes, utilizando o software ScriptLattes. Hipótese: Parte-se de hipótese que os discentes e os egressos ocupam lugares de destaque no mercado de trabalho e que a produção científica dos docentes é compatível com a nota recebida pela CAPES. Resultados: Os resultados desta pesquisa darão suporte ao Programa de Pós-Graduação (PPGs) nos processos avaliativos realizados anualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e para o seu planejamento estratégico, com vistas a tomada de decisões para a melhoria da pós-graduação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ediane Maria Gheno - Integrante / Fátima Theresinha Costa Rodrigues Guma - Coordenador.
 
(2021-Atual) Avaliação Institucional Participativa nos Programas de Pós-Graduação no Brasil (UFRGS)
Descrição: O objetivo central da presente pesquisa é monitorar e avaliar a produção científica, a formação e a atuação profissional dos egressos pelos PPGs da área de Ensino avaliados pela CAPES. A pesquisa está dividida em 4 Etapas, sendo que somente a Etapa 1, sobre a atuação e destino dos egressos, busca-se a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa para a aplicação de um questionário (APÊNDICE 2) junto aos doutores titulados de 2013 a 2020. As demais Etapas (2, 3 e 4) trataram-se de pesquisa documental e bibliográfica. Esta abordagem irá promover mecanismos de integração e de participação dos sujeitos dos Programas de Pós-Graduação da área de Ensino para uma Avaliação Institucional Participativa. Os resultados desta pesquisa darão suporte aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) nos processos avaliativos realizados periodicamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), quesito Formação (autoavaliação e mapeamento dos egressos). Diante da diversidade de pesquisadores, de discentes, de egressos, da equipe de técnicos que compõem a Pós-Graduação (PG) da Área de Ensino (área n. 46) no Brasil e de seu alcance social, urge pesquisas que promovam a integração desses agentes para um fim único que é o Sistema de Avaliação da CAPES e que tragam resultados que possam subsidiar os coordenadores nas tomadas de decisões para melhorias na pós-graduação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ediane Maria Gheno - Integrante / Luciana Calabró - Integrante / Diogo Onofre Souza - Coordenador / Leo Anderson Meira Martins - Integrante / Regina Maria Vieira da Costa Guaragna - Integrante / Luiz Felipe Sfoggia da Mata - Integrante / Jessié Martins Gutierres - Integrante / Rochele de Quadros Loguercio - Integrante / Maria Paz Loayza Hidalgo - Integrante.